dezembro 07, 2010

Intervenção Teatral: modalidade de mobilização in loco como evidência de interatividade

O objetivo central da intervenção teatral como forma de mobilização in loco é deixar em evidência alguma notícia, produto ou movimento por meio de atores interagindo com transeuntes, clientes ou funcionários. Intervenção teatral é o nome técnico adotado na direção de cinema, TV e teatro, onde pessoas comuns são influenciadas e estimuladas a opinarem sobre algum tema de forma descontraída sobre diversos assuntos seja positivo ou não.  A modalidade está chegando com toda força na venda de imagens ou produtos.

Campanhas eleitorais, educativas e publicitárias utilizam este recurso inovador para mobilizar e buscar depoimentos reais de pessoas comuns que não desconfiam da atuação. O contato direto ou indireto com transeuntes permite estabelecer um canal entre a população e a proposta.

A estratégia das ações de intervenção é estruturada primeiramente com estudo do cenário de acordo com a receptividade do público, o melhor local e horário para que o maior número de pessoas seja abordado durante a mobilização. Dentro do cenário escolhido, os atores são dirigidos conforme as aglomerações de transeuntes. A partir do cenário, intervenções são realizadas junto a cidadãos comuns com perfil para o recebimento das mensagens de sensibilização.

Os esquetes (Sketch) – termo utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas com duração de dez minutos no máximo – é elaborado após escolha do cenário por um roteirista que trabalha na criação do produto. A forma de implantação das frases de impacto com o público define a receptividade do público com o produto.

A técnica elaborada primeiramente pelo teatrólogo Augusto Boal, o Teatro do Oprimido, ganha espaço com a adaptação e criação da intervenção teatral. Já com a Intervenção Teatral, a sociedade tem possibilidade de rever suas posturas diante de conflitos e perceber sua posição em relação do oprimido-opressor pode ser, muitas vezes, meramente circunstancial. A metodologia aplicada tem apresentado resultados relevantes na busca do senso coletivo em torno de questões em que se visualizam claramente as relações de poder.

Buscar interatividade com o público para obter resultados além dos gráficos de vendas ou lucro é a forma de conectividade com o público alvo, que neste caso é o cliente responsável pelos gráficos de vendas como resultado. Para alavancar esses gráficos tão simples, basta estar no meio do público para ter conhecimento especifico do que eles querem, o que pensam e qual seu sentimento na obtenção do produto.

Conhecer a alma do comprador/usuário e imediatamente elaborar da melhor forma o produto para agradar este público. A intervenção teatral é o caminho mais curto, não menos trabalhoso, para manter a fidelização dos clientes e a estabilidade de compra e venda deste comercio que pode vir a continuar no consciente coletivo da grande massa.

Segue exemplo da campanha publicitária do maior centro comercial da capital argentina realizada no dia 5 de novembro por oito cantores de ópera que invadiram o Shopping Alto Palermo em Buenos Aires. A soprano francesa Vera Cirkovic, acompanhada por tenores realizaram intervenção teatral com repetório tradicional da ópera clássica. Habanera de Carmen - Bizet, O Sole Mio - Canção Napolitana, La Traviata - Verdi, foram escolhidos para intervenção que celebra a Semana de Palermo.

Um comentário:

Lorena A disse...

Muuuuuito bom o texto , me ajudou muito no meu trabalho escolar :)


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