![]() |
Beltane Fire Festival Held in Edinburgh. Foto de Jeff J Michells |
Hoje é comemorado no hemisfério norte uma celebração celta – Beltane, o mais alegre Festival Celta, onde os participantes dançam e se alegram em volta de fogueiras consagradas.
A celebração marca o festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias femininas e masculinas, a fertilidade da Terra e os fogos do Deus Celta Bellenos e toda sua energia e Luz.
Durante o Festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens de animais para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.
Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, sendo comemorado com danças e banquetes. Neste período, as abelhas estão trabalhando à todo vapor, criando cera para novos favos, cobrindo em abundância os favos reais com geleia real. A Fertilidade nesta celebração consta como o desabrochar da Primavera, com o abrir das flores, as sementes e a vida da prole considerada no Reino Animal. Uma Festa que deve ser regada de muita alegria, com danças, coroa de flores e um banquete que valoriza os alimentos da época e principalmente a fogueira, ou algo representando o fogo. Para que possamos deixar que este elemento livre-nos das doenças e que reinicie a vida, na forma primordial, simples e pura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário