março 22, 2011

Museu de duas rodas em Pirenópolis


Essa é a dica para os amantes de bikes, motos e história. Comandado pelo carioca Augusto Pires, o primeiro museu de duas rodas do Brasil fica em Piri. Por incrível que pareça! Motoqueiros do Centro Oeste se encontram no museu para aprender um pouco mais da história sobre rodas para todas as idades.

O museu é dividido em cinco espaços dedicados a história das duas rodas. O primeiro estágio da visita é dedicado pelas bicicletas. A evolução da bicicleta é demonstrada por réplicas e modelos originais no acervo, começando pelo celerífero que demonstra sua pré-história em 1791 - acionado por movimentos dos pés no chão, ainda sem freios e movimento no guidão. Até a incorporação do motor a este veículo tão bem aperfeiçoado nos dias atuais.


O segundo acervo é dedicado aos scooters motorizados, conhecidos popularmente como Lambretta. Neste espaço é possível encontrar as primeiras scooters e suas derivações, incluindo as cabinadas Romi-Isetta e Messerchmit. O maior dos acervos é dedicado as principais fabricantes de motocicletas americanas e européias. Harley Davidson simboliza o sonho de liberdade americano e está bem representada por modelos raros e antigos. Motocicletas da BMW, Ariel, Guzzi e outras marcas exemplificam a produção européia. O quarto espaço é dedicado as motos japonesas a partir da década de 60. Além disso, o museu tem uma coleção de brinquedos antigos movidos a corda.


São 197 peças em exposição no Museu Rodas do Tempo, todas funcionando e em perfeitas condições. Segundo o proprietário, Pirenópolis foi escolhido por ser uma cidade que une memória e preservação da história. O museu era uma antiga marcenaria que foi adaptada por arquitetos e designers para se tornar o museu das duas rodas.

Um comentário:

Cristal Avila disse...

ei, e a Cristal de Pirinopolis, lembra? voce ainda tem aquela foto?


Arquivo do blog