fevereiro 27, 2011

Guia Turístico: Rogério Bulldog

Um amante da natureza que conduziu meus sentidos e câmera para clicar algumas experiências desbravando a Cachoeira do Rosário.

Durante a caminhada conheci melhor o Bulldog, pai de uma menina e conhecedor de todas as matas da região dos Pirineus. Tem seu diploma reconhecido pelo Sebrae que apostou na região há dez anos e ensinou o ex-pedreiro e artesão à trabalhar com a biodiversidade.

Fomos ao mirante contemplar o cenário e sentir o ar de uma natureza puro e cheio de vida. A caminhada não pesou até então, foi tranquila, de boa. Até então! Logo descemos até a piscina natural onde não resisti e cai nas águas geladas (de verdade!) com 6m de profundidade, de acordo com o guia. Não seria eu quem comprovaria este fato.



Nesse momento, uma chuva torrencial caiu no meio do mato (maravilha!). Preparei a câmera com insul-film para não entrar água e muita coisa não foi clicada. Principalmente a gruta que abriga os fujões da chuva, onde há uma estátua da nossa senhora do Rosário, padroeira da cidade de Pirenópolis.

 
Já cansado com as pernas bambas chegamos à nascente das terras com águas em pleno cerrado. O gosto é muito mineral e ao mesmo tempo foi o que saciou minha sede daquela andança. Afinal andar um quilometro em linha reta é simples, agora desafio você que gargalha lendo o sofrimento do gordinho a caminhar nessas trilhas e voltar sem uma gota de suor dizendo, vamos de novo?



Bulldog é conhecedor das ervas medicinais e por onde passamos foi explicando cada uma delas: chapéu de couro para cólicas renais; arnica para  febre; mas a que mais chamou atenção foi a resina da árvore Amescla usada para cura de sinusite e o chá de sua casca é utilizada para melhorar as articulações e curar tromboses.
Logo, esse guia será muito conhecido e espero um dia revê-lo em outras aventuras menos cansativas. Sim, foi muito! Meu pé ficou enorme, mesmo assim, a pasta da erva babatimão foi bem vinda para voltar à pousada.
Infelizmente não peguei o contato do Bulldog, mas ao ler essa matéria ele deixará seus contatos para quem tiver curiosidade em conhecer locais naturais, ainda com segurança.
Um abraço Burdog, obrigado!

Um comentário:

vini ferreira disse...

esse ai e o cara gente boaaaaaaaaaaaaaaaaaa


Arquivo do blog