janeiro 28, 2011

Comunicação Marítima por satélite e sistema de rastreamento



A próxima nota a ser lançada neste blog sobre o tema será abordando como esse sistema pode ajudar em grandes catástrofes, como ocorreu no Rio de Janeiro e Haiti.


Tesacom anuncia que Iridium Communications ("Iridium") certificou o seu novo sistema de comunicação por satélite marítimo para o funcionamento da rede Iridium.
O produto fornece serviços integrados de voz, base de dados e soluções de localização para o setor marítimo, incluindo comerciais para pesca, militares e embarcações recreativas. O terminal do satélite é fácil de instalar e proporciona alta qualidade de voz, e-mail e mensagens de texto com acesso à Internet, bem como rastreamento, monitoramento e notificação de alertas. Pode ser utilizado na comunicação interna dos funcionários permitindo uma ferramenta de comunicação confiável, no caso de emergências.
"Com a cobertura global e serviços flexíveis oferecidos pelo novo sistema de comunicação da Iridium, garantimos maior comprometimento com nossos clientes, fornecendo qualidade para soluções imediatas e redução de custos do mercado. Tesacom Iridium é a escolha ideal para qualquer tipo de navegação ao redor do mundo”, afirma José Sánchez Elia, Presidente da Tesacom.

"O sistema Tesacom VKI LRIT é um excelente exemplo das soluções inovadoras que são desenvolvidas pelos nossos maiores parceiros", disse Greg Ewert, vice-presidente executivo, de canais distribuição global da Iridium. "Parcerias como a Tesacom são uma ferramenta crucial para a solidificação de nossa posição como líder no mercado em comunicação móvel via satélite”, conclui.

Ranking das matérias da Revista Imprensa # 264 Jan/Fev

Segue o ranking da última edição da Revista Imprensa. Colocaria na capa o entrevistado Raimundo Pereira, a melhor entrevista da revista. A entrevista com Emílio Surita foi ótima, mas nem de longe ocuparia a 10° posição. Ainda mais capa!


1.       No Flanco Esquerdo
Matéria sobre o lançamento do Livro de Raimundo Pereira sobre o caso Daniel Dantas, “Daniel Dantas – Duas Investigações”. Além disso, a entrevista traz histórias do repórter engajado e militante que continua na luta por uma imprensa de qualidade e acessível à população. Por Karina Padial e Ana Ignácio.
2.       A Vida Secreta das Palavras
Matéria sobre acordo com diretor do Wikileaks, Julian Assange e os maiores jornais do mundo. Levantando séries de pautas com trocas de mensagens entre autoridades. Por Ana Ignácio.
3.       Periodistas Social Club
Matéria sobre jornalistas independentes cubanos, tratados como dissidentes políticos, que driblam a censura para publicar seus textos dentro e fora do país. Por  Luiz Gustavo Pacete, enviado a Havana.
4.       Além da Palheta
Trabalho pessoal e artesanal de Marcelo Bormac. Imagens lindas mantidos em película transitando entre cores e PB. Por Laura Cantal.
5.       Coluna Imagem & Reputação por Pedro Corrêa
Texto ótima para ter noções sobre mídias sociais e as necessidades do público quando navegam nas paginas de amigos comuns e marcas famosas.

janeiro 26, 2011

Prorrogada campanha dos jornalistas e blogueiros em prol das vítimas do RJ

Campanha Solidária dos Blogs Candangos

Depois do sucesso da arrecadação de mantimentos no último sábado (22) para a região serrana do Rio de Janeiro, blogueiros e jornalistas se unem com empresários e políticos do Distrito Federal para repetir o dia solidário neste próximo sábado (29), no estacionamento do Memorial JK.

A mobilização social em todas as classes sociais em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro mostrou que gerar gentileza é um ato simples de solidariedade que rende muito para quem mais precisa.
Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial JK, reforçou a campanha prolongando esta ação neste sábado.  Então, amigos da imprensa, pedimos que divulgue e compareça com sua doação, se conseguir trazer apenas um engradado de água potável, servirá para uma família inteira se nutrir durante uma semana.
Gentileza gera gentileza,
Rodrigo Nogueira, blogueiro e jornalista – Bom dia JK (www.bomdiajk.blogspot.com)   
Serviço:
Campanha Solidária dos Blogs Candangos
Quando: 29/01 - das 11h às 15h
Onde: Estacionamento do Memorial JK, ao lado do carro em exposição
Saiba o que doar: Água potável, alimentos não perecíveis, fraudas, produtos de higiene pessoal e limpeza.
Realização



Apoio

[vídeo] Jornal nunca será substituido pelo Ipad

Jornal nunca será substituído pelo Ipad.
Vídeo enviado pelo meu amorzinho!

janeiro 23, 2011

Divulgação da campanha

Segue as divulgações realizadas por blogueiros e jornalistas na capital federal.
Muito obrigado!



Resultado da campanha em prol das vítimas da região serrana do Rio de Janeiro


 Anjos. Do latim ângelus  significa mensageiro. Segundo a tradição cristã é uma criatura celestial que serve como ajudante ou mensageiro de Deus, nesta linha de crença a missão principal é ajudar a humanidade. Independente da fé de cada um, ou da minha, muitos foram os anjos que ajudaram com aquilo que estavam em suas mãos para oferecer aqueles que estão realmente precisando.

Em todo Brasil tivemos iniciativas parecidas e milhares de gentilezas acumularam toneladas de donativos para os desabrigados, órfãos e afetados pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Muitos anjos ao receberem mensagens de outros anjos (jornalistas/mensageiros) sobre a calamidade estampada na cidade maravilhosa se mobilizaram em mutirões com vizinhos, amigos, colegas de trabalho, parceiros de fé, com o único objetivo de ajudar sem saber quem, pois assim se fez necessário.
Comecei a coletar doações na empresa onde trabalho, era para ser algo simples e rápido, mas a ideia navegou por blogs, sites, colunas sociais, jornais, rádios e marcamos um ponto de encontro para recolher um pouco mais de donativos. 

No último sábado (22), no estacionamento do Memorial JK com ajuda da equipe exemplar da família Kubitschek, recebemos o total de 822 quilos de alimentos e produtos de higiene pessoal, além de pacotes de papel higiênicos, fraldas e absorventes. Abaixo a lista completa dos donativos.

Ana Cristina Kubitscheck, presidente do Memorial JK, estendeu a campanha por mais uma semana para recolher mais donativos. No próximo sábado (29), estaremos empenhados em recolher e separar doações que serão encaminhados para a Cruz Vermelha no estacionamento do Memorial.
  



BALANÇO – 22/01/2011
21 engradados de água potável 500ml
12 engradados de água potável 1,5l
04 garrafas de água potável 500ml
02 garrafas de água potável 1,5l
02 galões de água potável 5l
43 pastas dentais
08 escovas dentais
02 giletes
03 pacotes de arroz “tipo1” 5k
03 pacotes de sal refinado 1k
05 pacotes de feijão “tipo1” 1k
03 pacotes de açúcar cristalizado 2k
01 pacote de açúcar cristalizado 5k
02 pacotes de açúcar refinado 1k
04 pacotes de café 250g
01 pacote de café 1k
03 pacotes de floco de milho 1k
03 pacotes de fubá de milho 1k
03 pacotes de farinha de mandioca 1k
03 pacotes macarrão 500g
04 latas de sardinha 150g
03 goiabadas 500g
03 latas de extrato de tomate 350g
03 pacotes de bolacha de sal 200g
02 sucos concentrados 500 ml
03 garrafas de óleo de soja 900g
08 sabões em pedra 250g
02 detergentes 500 ml
01 desengordurante  500ml
01 álcool em gel 500ml
01 pacote de sabão em pó 1k
80 sabonetes em barra 90g
01 xampu 250 ml
04 condicionadores 250 ml
05 cremes femininos 200g
01 desodorante feminino 50 ml
12 pacotes de papel higiênico folha simples com 8 uni
08 pacotes de papel higiênico folha dupla com 08 uni
06 pacotes de absorventes com 08 uni
10 pacotes de absorventes com 20 uni
02 pacotes de fraldas geriátricas M com 08 uni
01 pacote de fraldas EG com 20uni
06 pacotes de fraldas G com 24 uni
04 pacotes de fraldas XG com 24 uni
02 pacotes de fraldas P com 28 uni
03 pacotes de fraldas M com 28 uni


janeiro 18, 2011

Campanha Solidária dos Blogs Candangos

Diante da tragédia noticiada todos os dias nas mídias, os blogueiros não podem cruzar os braços e apenas digitarem suas opiniões, orações e votos de melhoria para as vítimas da região serrana do Rio de Janeiro e achar isso uma utilidade pública. Esse papel já é desenvolvido pelos profissionais dos jornais impressos, telejornais e emissoras de rádio.
O diferencial dos formadores de opinião nas redes sociais, blogs e colunas periódicas é trazer a notícia em tempo real com as ferramentas de fácil acesso, como celular que ao mesmo tempo é uma câmera fotográfica, uma filmadora e por ele é possível noticiar qualquer fato.
O objetivo dessa campanha em Brasília é unir todos os gêneros de blogs: seja ele de política, culinária, jornalismo, entidades, instituição, deputados, empresas privadas, ou até mesmo de auto-ajuda, mães e bebês, portadores de necessidades especiais e religioso, adolescentes, diários de bordo, carros, humor e entretenimento para uma causa com fundamento. Aprendi que a mobilização social é um caminho que faz a diferença.
Vamos nos unir neste sábado (22) às 11h no estacionamento do Memorial JK para reunir e separar as doações, depois da separação iremos encaminhar para a Cruz Vermelha numa carreata solidária.
A idéia foi lançada, estarei empenhado em divulgar para todos os blogs de jornalistas do Distrito Federal, blogs de amigos e conhecidos. Peço que distribua essa informação para blogs em Brasília, amigos, vizinhos e comunidade. Além disso, peço que compareça não importando a quantidade de doação, se conseguir arrecadar apenas um engradado de água potável, servirá para uma família inteira se nutrir durante 1 semana.
Agora, o Haiti é aqui!
Gentileza gera gentileza,
Rodrigo Nogueira, blog – Bom dia JK (www.bomdiajk.blogspot.com)   
Serviço:
Campanha Solidária dos Blogs Candangos
Quando: 22/01 a partir das 11h
Onde: Estacionamento do Memorial JK, ao lado do carro em exposição
Saiba o que doar: Água potável, fraldas, pasta e escova de dente, absorvente e sabonete

Realização

Apoio





janeiro 14, 2011

O concurso de fotojornalismo Pictures of the Year International abre inscrições para a América Latina

O renomado concurso Pictures of the Year International (POYi), promovido pela Missouri School of Journalism, abre em 24 de janeiro inscrições para a sua primeira versão para a América Latina, realizada em parceria com o Nuestra Mirada, rede social dos fotógrafos Iberoamericanos. 

Criado em 1944 pela escola de Jornalismo da Universidade do Missouri, o prêmio reconhece o trabalho dos jornalistas e editores que demonstraram excepcional capacidade de documentação em imagens de eventos, assuntos referentes à política e à questões sociais. 

As inscrições em vinte categorias diferentes serão aceitas a partir do próximo dia 24 de janeiro até o dia 25 de fevereiro. As fotos serão analisadas por um grupo de fotojornalistas e educadores das Américas e da Europa. 
Com informações do portal IMPRENSA

A foto oficial da presidente(a)

Foi apresentada nesta sexta-feira (14) a foto oficial da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Dilma foi fotografada no último domingo na residência oficial da Presidência. Roberto Stuckert Filho, fotógrafo oficial da Presidência, estudou o melhor cenário e luz para sessão de uma hora e meia. A imagem foi escolhida pela presidente que será posta em prédios e salas federais.

Chico Xavier estreia dia 25

Um ano depois do centenário de Chico Xavier, série global estreia no dia 25 de janeiro trazendo a extensão do filme baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, lançado em abril de 2010.
A série conta com episódios durante sua infância, a apresentação para a cultura espírita ajudando pessoas carentes e necessitadas.

janeiro 13, 2011

Para Francisco - Cristiana Guerra

Gosto de boas histórias, ainda mais realistas. Na família por parte de pai, temos bons contadores de histórias, afinal são mineiros torcedores do Galo.

No final de novembro, me deparei com o blog Para Francisco, criado em julho de 2007, onde a sensível história da mineira Cristiana Guerra conta dia após dia como superou sua dor de ter perdido seu amor dois meses antes de ganhar seu primeiro filho, Francisco. Devorei alguns meses de 2006 no blog (um dos melhores anos da minha vida) e os posts remetem o pensamento sobre a questão do tempo e amor. Principalmente com a forma repentina como muitas vezes os episódios de nossas vidas acontecem. Para superar e entender a dor, Cristiana começou a escrever para compartilhar a perda de um amor e o ganho de outro amor dentro dela.

Assisti ao trailer do livro o qual compartilho no final deste artigo. Não deu outra, o blog virou livro e foi lançado em São Paulo, demorou alguns dias para que o livro chegasse a Brasília, quando chegou comecei a devorá-lo. Cheguei a escrever para autora que respondeu com carinho imenso e imediato meu abraço apertado.

O livro traz emails compartilhados, fotos e histórias emocionantes da vida, da saudade, da superação, da morte e principalmente da sensível vontade de passar para Francisco sua história com seu pai. O livro detalha com perfeição, no mesmo formato de blog, a partilha de vida entre o personagem e o público (internautas/leitores). Tenho uma sensibilidade para dores, tento passar pelo que o outro está passando vestindo a mesma camisa e ser solidário. Faço isso talvez por ter sofrido e não sentir essa compaixão alheia. Independente de qual seja seu estilo literário, recomendo essa leitura que traz acontecimentos que a vida nos presenteia e como achar fórmulas para superar essas fases.

Livro: para Francisco
Autora: Cristiana Guerra
Editora: Arx-Siciliano

janeiro 11, 2011

Amantes da fotografia: retrospectiva 2010



(AP Photo/Roberto Candia)
 

2010 já é notícia velha, mas o The Boston Globe produziu um olhar dos últimos 12 meses em três blocos de imagens. Cada foto explana sua própria perspectiva por meio de olhares observadores que ganharam capas de jornais do mundo inteiro.

O poder de mensuração das redes sociais


Cursos de mensuração de redes sociais para profissionais em jornalismo estão fervendo nas universidades, associações, sindicatos e sites respeitados como Comunique-se e Oficina Imprensa. Segue um vídeo que irá pertencer à apresentações de muitos profissionais para vender seus devidos peixes.


O Twitter publicou um vídeo na sua conta oficial no Flickr mostrando graficamente como a quantidade de tweets por segundo aumentou durante a virada do ano.

janeiro 06, 2011

TV Câmara recebe prêmio pelo documentário sobre Chico Mendes

O 4° Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (RJ) premiou a TV Câmara na categoria de melhor média-metragem pelo documentário “Chico Mendes, Cartas da Floresta”, dirigido por Dulce Queiroz , com imagens de Marcos  e edição final de Joelson Maia e Renivaldo Torres.
O documentário já havia recebido Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, além de ser selecionado na mostra do Festival de Cinema da Floresta de Cuiabá em 2009.

janeiro 05, 2011

Desafios e oportunidades das organizações nas redes sociais na Internet

Manter o próprio blog ou abrir uma conta no Orkut, Twitter e Facebook se tornou um imperativo na contemporaneidade. Ficar fora dessa tendência tem sido uma decisão cada vez mais difícil de sustentar.
Diante disto, as organizações estão se lançando nas redes sociais da Internet, muitas vezes sem entender o significado desta ação. Pesquisa divulgada em maio, pela Deloitte, apontou que 70% de 302 empresas de diversos segmentos e portes situadas no País afirmaram utilizar e/ou monitorar essas mídias. Das instituições que estão de fora, 86% pretendem, nos próximos três anos, providenciar a participação nesses novos ambientes.
No entanto, mais importante do que simplesmente aderir a esse modismo, é refletir sobre as possibilidades de interação e relação que as redes sociais oferecem. Afinal, as mídias sociais na Internet vêm despontando como uma promessa diferenciada de interlocução, fundamentada em princípios democráticos, em uma comunicação mais direta e na oportunidade de uma relação mais próxima.
Sua lógica contesta diretamente o ultrapassado modelo que pressupõe um emissor, em condições favoráveis, transmitindo informações a um receptor passivo. Nesses novos ambientes desenvolvidos sobre a plataforma tecnológica da Web 2.0, os usuários da Internet, sejam eles organizações, cidadãos comuns, políticos, celebridades ou grandes corporações midiáticas, são todos interlocutores, que têm à sua disposição, gratuitamente, os mesmos recursos interativos, que criam e disseminam suas mensagens, produzindo os mais diversos sentidos. A perspectiva comunicacional passa-se, portanto, de um parâmetro linear/simplista para outro mais complexo, edificado em fundamentados que valorizam o diálogo .
Diante desse novo cenário, fica cada vez mais difícil sustentar a premissa de que a comunicação institucional é feita exclusivamente por seus responsáveis oficiais, sejam eles jornalistas ou relações públicas. Nas redes sociais, a midiatização empresarial pode ser feita por qualquer um ali presente. Por mais que se tente controlar, como um “radar”, fazendo aqui referência à metáfora do estudioso Fausto Neto (2008), a comunicação no contexto organizacional  ultrapassa a fala autorizada. Ela está também nas fissuras, no não-planejado, no imprevisível. É justamente a partir dessa tensão entre o organizado/desorganizado que ela existe e se renova.
É assim no ambiente das redes sociais. Por um lado, sua lógica pressupõe riscos às organizações, e controlar e monitorar essas manifestações têm sido tarefas cada vez mais difíceis para elas. O cliente insatisfeito pode, por exemplo, externar (ou midiatizar, para usar um termo mais contemporâneo) esse sentimento criando uma comunidade no Orkut de repúdio à empresa ou um perfil no Twitter para potencializar informações negativas sobre determinada instituição.
 
Por outro, esse novo ambiente representa uma rica oportunidade de aproximação da organização com seus interlocutores, que pode (e deve) culminar em uma nova relação, fundamentada  na tolerância ao diverso e à crítica, no exercício da escuta como alternativa para se buscar melhorias dos processos. Enfim, em uma relação baseada, de fato, em uma perspectiva menos unilateral e linear.
 
O caminho do controle, talvez ainda seja para muitas organizações o mais viável e prioritário, mas ao contrário os processos comunicativos precisam estar fundamentados na interação, que pressupõe  mais proximidade e uma postura democrática. O maior desafio reside aí,  as organizações devem ter conhecimento e se prepararem para  se apropriar da dinâmica virtual, utilizando as redes sociais a partir do melhor que elas têm a oferecer, mas tendo claro que as mídias sociais pressupõem ouvir e estar aberto para conversas e interlocuções, onde o outro tem papel de destaque na relação.

Texto do site Aberj de autoria da Vanessa Mol

Revista Imprensa: ferramenta indispensável para comunicadores

Buscando nas bancas de jornal da Avenida Paulista encontrei a edição 263 da Revista Imprensa.  Logo no inicio olhei para os lados desconfiado para continuar com minha satisfação demonstrada pela água na boca que escorria de acordo com meus olhos que lia entre os dedos que folheava cada página. Resolvi guardar esse segredo no meu seguro íntimo e fui para a casa dos meus avós, onde estava passando o recesso do final de ano. Li a revista numa sentada com café e torradinhas da vovó. Busquei informações para assinar a mesma e logo fiz. Já em Brasília, na redação onde trabalho, amigos esbofetearam entre si para saber quem seria o próximo a degustar a revista. Qualidade, compromisso com a verdade, seriedade e atenção ao leitor exigente. Tão exigente quanto quem escreve, edita, diagrama, vende, apura, comercializa, administra e por fim, todos lêem no final do expediente a revista primeiro que a gente.
Para quem puder assinar esse rico material no formato de revista mensal, faça agora mesmo! Acesse! (http://www.portalimprensa.com.br/)
twitter.com/portalimprensa

janeiro 04, 2011


Arquivo do blog