novembro 07, 2010

Druidismo ganha status de religião oficialmente reconhecida na Inglaterra


Cerimônia pagã na Inglaterra - Foto: / Arquivo AFP 


Em meio ao festival de turistas e festeiros que a cada junho toma o rumo de Stonehenge para as celebrações do solstício de verão (o dia mais longo do ano), chamam a atenção os grupos vestidos como figurantes saídos do set de filmagens de "O senhor dos anéis".
 No entanto, os praticantes do druidismo são os que menos pegam carona na reputação do mais famoso círculo de pedras do Reino Unido. Em 2011, serão mais donos do pedaço: no início do mês passado, o druidismo foi reconhecido oficialmente como religião pelas autoridades do Reino Unido.

Uma situação inédita para um culto pagão no país, e um final feliz para cinco anos de campanha da Druid Network, a principal organização reunindo os adeptos de uma prática com origens anteriores às do cristianismo - de acordo com as enquetes mais recentes, dez mil britânicos se dizem adeptos do druidismo.
Não que a ONG, fundada em 2003, tenha feito da causa algo primordial. Na verdade, segundo um do diretores da entidade, Phil Ryder, o cadastramento junto à Comissão de Caridades foi feito por exigência legal, já que a DN cobra uma mensalidade equivalente a cerca de US$ 20 de seus associados.
 - A Receita Britânica sempre quer saber o que as ONGs fazem com o dinheiro, por isso tivemos de nos inscrever na comissão. Mas fomos rejeitados, o que aí sim nos fez começar uma campanha de esclarecimento - explica Ryder.
 Nem por isso ele e os colegas deixaram de ficar satisfeitos com a equiparação às religiões mais tradicionais. Principalmente para que outras práticas minoritárias tenham a chance de ganhar visibilidade e de escapar de estereótipos. Afinal, uma das principais atividades da Druid Network acaba sendo esclarecer o que seus integrantes fazem. Para Ryder, o argumento é simples:

- O druidismo resume-se à crença de que a natureza é sagrada e suprema. Interagimos com os espíritos que vivem em todas as coisas, mas os ensinamentos milenares também pregam uma interação honorável com os seres humanos.

Fernando Duarte, O Globo - artigo retirado do Blog do Noblat

Nenhum comentário:


Arquivo do blog